A Aventura em números

Os números são importantes mas são-no ainda mais quando sabemos o que está por trás deles. E, nesta Aventura da Cidadania, por trás dos números estão pessoas, com toda a sua complexidade que é riqueza, e processos significativos de consciencialização.

E iInfografia_AMCsso é o que fica – ficam pessoas mais conscientes do seu poder, mais capazes de exigir serem parte da construção do futuro dos seus territórios, mais ativas nas suas terras, mais solidárias e defensoras de uma cultura de respeito pelos direitos humanos.

Fica o compromisso de, pelo menos parte destas pessoas, continuarem as dinâmicas de encontro dos seus grupos, e destes com os autarcas nos Fóruns. Para além disso, ficam ainda muitas ideias e propostas para concretizar, apesar de uma boa parte destas terem já sido realizadas ao longo da Aventura!

Entendemos que este projeto conseguiu criar as condições para a participação de pessoas que de outra maneira não teriam acesso a espaços de diálogo e negociação com o poder local. Provou-se que tanto crianças como idosos, como outras pessoas muitas vezes ausentes do espaço público, têm capacidade de contribuir positivamente para o desenvolvimento do seu território, não só com ideias mas com trabalho concreto, gerando uma energia criativa contagiante que esperamos continue a crescer.

Ficam abertos mais canais de diálogo entre os responsáveis pelas políticas locais e a cidadania, que resultaram de dinâmicas de colaboração, positivas e construtivas. Ficam criados mais laços entre cidadãos e autarcas, mas também dentro da comunidade, colocando gerações em diálogo. Este percurso foi ainda marcado pelas ligações entre diferentes freguesias do concelho e destas com outros pontos do país. Parece-nos que as/os participantes conhecem hoje melhor o seu concelho, as suas comunidades e estão mais aptas/os a trabalhar em conjunto. Começaram-se a perder alguns medos de expressar opiniões próprias e divergentes e também se treinou mais o ouvir as/os outras/os.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *