A importância da eleição de um/a representante em contexto escolar

20150915_160826Realizaram-se nos passados dias 15 e 16 de Setembro, na Escola Secundária de Gouveia, três sessões dirigidas às Direções de Turma do Agrupamento de Escolas, sobre promoção da consciência de cidadania na sala de aula. Esta atividade, proposta pela equipa da Aventura e totalmente acolhida pela Direção do Agrupamento, surgiu no seguimento do trabalho realizado com a comunidade escolar no ano letivo 2014-2015 e da constatação de um défice de consciência democrática e da desvalorização do papel do/a delegado/a de turma na escola.

Assim, as sessões, que envolveram 38 professores/as, procuraram promover a reflexão sobre a importância do processo de eleição do/a delegado/a de turma e disponibilizar instrumentos aos docentes que lhes permitissem valorizar este processo e conscientizar alunos/as em relação ao exercício da cidadania, à democracia e à participação ativa. As/os professoras/es tiveram oportunidade de experimentar dinâmicas simples passíveis de serem utilizadas com as turmas. Dinâmicas estas que promovem o diálogo, a troca de ideias, a reflexão, o espírito crítico, a tomada de decisão democrática e a construção de consensos, aspectos fundamentais da vivência da democracia que podem ser desenvolvidos na sala de aula.

As Diretores/as de Turma foram ainda desafiados/as a reflectir sobre o seu papel na promoção de uma cultura democrática em contexto escolar e, especificamente, o que está ao seu alcance fazer na sala de aula no sentido da educação para a cidadania ativa. Maioria das/os professores avaliaram positivamente a sessão, considerando-a útil e com aplicação prática no início do ano letivo.

Foi ainda entregue uma listagem de material de apoio e recursos online que aqui partilhamos (em baixo), relativo à promoção de processos participativos com crianças e jovens e, especificamente em contexto escolar, bem como manuais sobre temas específicos relacionados com os direitos humanos. A equipa do projeto “Uma Aventura no Mundo da Cidadania” mostrou-se disponível para continuar a colaborar ao longo do ano letivo com as/os professoras/es interessadas/os, no sentido de promover a cidadania participativa na escola.

CIDADANIA & DEMOCRACIA NA SALA DE AULA | RECURSOS PEDAGÓGICOS

UMA AVENTURA NO MUNDO DA CIDADANIA – Página web com recursos e newsletter mensal. https://gafaventuramundocidadania.wordpress.com/recursos/

PLENARINHO – Canal de interação entre a Câmara dos Deputados do Brasil e o universo infantil. http://www.plenarinho.gov.br/

CIDADANIA E ELEIÇÕES NAS SALAS DE AULA – Programa de entrevistas e reportagem sobre como inserir a temática das eleições nas salas de aula brasileiras. https://www.youtube.com/watch?v=rZD8yPKWHds

CONSELHO DA EUROPA (COE) – Página de Recursos para trabalhar Direitos Humanos com Jovens (em várias línguas, inclusive português). http://www.eycb.coe.int/compass/

FAROL – MANUAL DE EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS COM JOVENS http://www.dhnet.org.br/educar/mundo/portugal/farol/index.htm

BANCO DE RECURSOS DO CIDAC (ONG) – Educação para o Desenvolvimento, Educação Intercultural, Migrações, Alterações Climáticas, Consumo Responsável. http://bancorecursos.cidac.pt/acesso_utilizacao.php

ESPAÇO JOVEM DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA PORTUGUESA – http://www.espacojovem.parlamento.pt/ | http://www.jovens.parlamento.pt/

NÃO SÃO APENAS NÚMEROS – Guião da OIM e do ACNUR para abordar com os jovens, a partir dos 12 anos, as questões da migração e asilo na União Europeia. http://www.unhcr.org/numbers-toolkit/Manuals/NJN-FINAL-PT.pdf

GUIÕES DE EDUCAÇÃO – Género e Cidadania – Quatro guiões de Educação, Género e Cidadania lançados pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), destinados a apoiar as escolas e os docentes, no âmbito da educação para a cidadania. http://www.cig.gov.pt/documentacao-de-referencia/doc/

ADOLESCENTES E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA – Fascículo da UNICEF sobre participação política e direitos sexuais e reprodutivos. http://www.unicef.org/brazil/pt/br_politica_vira.pdf

ESCOLA DA PONTE – Escola Básica Integrada que implementa práticas educativas que se afastam do modelo tradicional, estando organizada segundo uma lógica de projeto e de equipa. http://www.escoladaponte.pt/site/index.php?option=com_content&view=article&id=81&Itemid=537

CIDADES AMIGAS DAS CRIANÇAS – Programa da UNICEF lançado em 1996 que pretende promover políticas municipais de promoção e defesa dos direitos da criança. http://ciudadesamigas.org/

VOTE EM MIM – Campanha da UNICEF Brasil para lançar a Agenda pela Infância 2015-2018 apresentado aos candidatos às eleições de 2014. https://www.youtube.com/watch?v=pyqbQ7Du7C0

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