A participação das crianças na construção da cidadania

O Grupo Aprender em Festa esteve, no passado dia 17 de março, em Guimarães, no Colóquio Internacional “Crianças, Cidade e CidadaniaIMG_2386” a apresentar a comunicação “A Participação das Crianças na Construção da Cidadania no Concelho de Gouveia: Percursos e Aprendizagens”.  Esta apresentação inseriu-se na sessão temática dedicada a “Políticas urbanas, infância e juventude”, moderada pela Prof. Gabriela Trevisan da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, e na qual participaram também Catarina Tomás com um trabalho sobre o orçamento participativo enquanto processo educativo, a Câmara Municipal de Matosinhos com o projeto das Casas da Juventude e a Câmara Municipal de Palmela, pioneira da participação cidadã em Portugal, com o projeto “Eu participo”.

IMG_2382

IMG_2381

Tratou-se de um momento de partilha, formação e articulação de redes em torno dos direitos das crianças, principalmente do seu direito à participação.

 

Destacamos ainda a apresentação pela Nayana Brettas do projeto “Criança Fala na Comunidade” da cidade de S. Paulo, e a comunicação na Conferência de Abertura do Prof. Francesco Tonnuci, autor da conhecida obra “La ciudad de los niños“, sobre o direito das crianças a serem cidadãs. Francesco Tonnuci é psicopedagogo mas também ilustrador e criador da personagem Frato.

IMG_2393 Sin-toboganes

 

 

 

 

 

Deixamos a apresentação que suportou a comunicação  Apresentação_ParticipaçãoCriançasGouveia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *