De Gouveia a Olso – o conhecimento dos jovens a inspirar a mudança

cartaz_27 ABRILComo está o conhecimento dos jovens a mudar a Noruega? Como é que uma ONG colocou jovens vulneráveis no centro das políticas públicas de educação, de protecção da infância e da saúde? Como estão a construir em conjunto com a administração pública sistemas educativos, sociais e de saúde que melhor respondam às necessidades de toda a população?

Estas são algumas das perguntas que orientaram a visita que o GAF – Grupo Aprender em Festa fez à ONG Fábrica da Mudança, em Oslo, com o apoio do programa Cidadania Ativa (EEA Grants). No mês em que se celebram os 42 anos da revolução que instaurou a democracia em Portugal, parece-nos fazer particular sentido partilhar e alargar às instituições de Gouveia as reflexões despoletadas com esta iniciativa e debater como aproximar as e os jovens da prática democrática. Tanto a formação com a organização norueguesa, como esta conversa que aqui se propõe, têm por objectivo a troca de experiências, práticas e conhecimentos no sentido da melhoria dos sistemas que suportam a democracia, que se pretende cada vez mais participada e inclusiva. Enquadra-se, por isso, no trabalho de promoção da participação cidadã começado com o projeto “Uma Aventura no Mundo da Cidadania”, e que continua de forma sustentada com a ação Formar+, do Eixo 2, do Projeto Integrar – CLDS3G, e que procurará fortalecer a rede de pessoas e instituições comprometidas com este objectivo e com a inovação social.

Será apresentada a metodologia de trabalho da ONG norueguesa, hoje uma referência nacional no que diz respeito à participação infantil, que considera os jovens “prós”, especialistas dos sistemas. Contaremos ainda com a apresentação de outros projetos de participação infantil e juvenil que acrescentarão a sua experiência na forma como potenciam as opiniões dos/as jovens, as suas ideias e perspetivas para o futuro. Depois abrir-se-á o debate sobre como poderemos, local e coletivamente, envolver de forma mais ativa as crianças e jovens nos processos de decisão que as afetam.

O convite para participarem no dia 27 de Abril, pelas 15h, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, dirige-se a todas as pessoas interessadas neste tema, mas especialmente aquelas ligadas e com responsabilidades a nível da autarquia, da educação, do apoio social e da saúde de crianças e jovens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *