Dia Municipal da Igualdade assinalado novamente em Gouveia | Fórum da Cidadania – “Igualdade é Desenvolvimento”

Convite (1)-page-001

Como forma de assinalar o Dia Municipal para a Igualdade, que se celebra a 24 de Outubro, o projeto “Uma Aventura no Mundo da Cidadania” dedica o quinto Fórum da Cidadania de Gouveia ao tema “Igualdade de Género entre Mulheres e Homens”. Assim, entre as 15h e as 17h30 de sábado, dia 24 de Outubro, no Auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, serão apresentadas e debatidas propostas de grupos de encontro de cidadãs e cidadãos que se têm dedicado a pensar e agir sobre esta temática. A palavra será de um grupo de crianças da Escola Básica de Vila Nova de Tazem, um grupo de jovens alunas/os do Instituto de Gouveia – Escola Profissional e do Grupo de Mulheres do GAF com a sua “Manta pela Igualdade”. Mas o “palco” será, como nas anteriores reuniões do Fórum para a Cidadania, aberto a outros grupos que queiram apresentar as suas propostas e ideias acerca da igualdade de género no concelho de Gouveia.

No sentido de aprofundar as propostas e reflexões em torno desta temática, contaremos também com a presença e colaboração da Professora Catarina Sales Oliveira do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior, membro da equipa do projeto “UBIgual – Plano de Igualdade de Género da Universidade da Beira Interior” e coordenadora científica do recente Relatório de Igualdade de Género na UBI. Esta reunião terá também a presença da Conselheira para a Igualdade de Género, Dr.ª Isabel Nascimento e ambiciona contribuir desde já para o desenho do Plano Municipal para a Igualdade de Gouveia.

Do programa consta ainda a apresentação do vídeo “Gouveia também sou eu”, um projeto de Maria Olívia Santos e Maria João Carvalho produzido e apresentado na G!O Romaria Cultural de 2015.

Com esta iniciativa Gouveia junta-se novamente a dezenas de municípios que, desde 2010, neste dia, reafirmam o seu compromisso com a promoção da igualdade num exercício de cidadania local. Por isso, o desafio de participar nesta atividade é lançado a todas as associações, autarquias, serviços públicos com expressão local, e outras entidades interessadas na vida da comunidade, bem como todas as pessoas com vontade de colaborar e trabalhar para o bem comum do concelho.

Relembramos que o projeto “Uma Aventura no Mundo da Cidadania” está a acontecer no concelho de Gouveia desde Março de 2014, pela mão do Grupo Aprender em Festa (GAF), em parceria com a Câmara Municipal de Gouveia e a Reencontro – Associação Social, Educativa e Cultural (Vila Nova de Tazem), com o apoio financeiro do Programa Cidadania Ativa da Fundação Calouste Gulbenkian/EEA Grants (Noruega, Islândia e Liechtenstein).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *