GO! ROMARIA CULTURAL

1506621_1569073036706930_5581575373439678596_n

Preocupados com a falta de ofertas culturais e dinamismo na sua cidade e no interior de Portugal, um grupo informal de quatro jovens gouveenses decidiu, em 2014, dinamizar um vasto conjunto de atividades culturais em vários espaços da cidade de Gouveia, conseguindo promover, no último fim de semana de julho, um total de 67 atividades culturais e recreativas, envolvendo várias coletividades do concelho de Gouveia, o comércio local, artistas plásticos, grupos musicais e cidadãos comuns.

O GAF e o projeto “Uma Aventura no Mundo da Cidadania” apoiaram e estiveram presentes desde que a iniciativa se tornou pública, desafiando depois este grupo a fazer parte do projeto o que foi aceite e aconteceu até de forma natural, uma vez que se trata de um grupo que já estava a pensar e a agir sobre a cidade. Assim, o grupo GO Romaria juntou-se à Aventura em novembro e em março de 2015 formalizou-se enquanto associação cultural.

A GO Romaria – Associação Cultural Gouveense está agora a promover a 2ª edição do evento que acontecerá entre os dias 24 e 26 de Julho, com uma programação totalmente gratuita, diversificada, inclusiva e interessante para diferentes faixas etárias, assumindo-se, assim, como um evento amigo das famílias. Neste aspeto, destacamos a Feira de Troca de Brinquedos para as crianças que acontecerá no sábado, dia 25 de Julho, às 10h, na Praça Alípio de Melo e a sessão para Famílias, Pais e Filhos da MONSTRA – Festival de Cinema de Animação de Lisboa, às 16h de sábado, no Teatro Cine.

Para além destas atividades, destacar a presença de dois grupos de encontro da Aventura e dos temas da cidadania e dos direitos humanos pela voz, mãos e corpos dos seus protagonistas nos Paços do Concelho. Assim, o Grupo de Mulheres do GAF estará sexta feira, dia 24, às 16h com a sua Manta pela Igualdade a partilhar a ciência em torno do trabalho da lã e as memórias da indústria têxtil. O Grupo de Idosos das Aldeias apresentará no dia seguinte, dia 25, a partir das 15h, as suas memórias e conhecimentos em torno da Água desta freguesia. Ainda na sexta feira, haverá a apresentação de uma animação de rua sobre a desigualdade de género e a violência doméstica pelo Instituto de Gouveia – Escola Profissional, desenvolvida no âmbito do projeto “Uma Aventura no Mundo da Cidadania”.

Muito mais haveria a destacar e, por isso, recomendamos a leitura atenta do programa e a participação ativa nesta Romaria Cultural! Todas as atividades têm entrada livre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *