Mães e Pais à Conversa: Parentalidade & Cidadania

sessões famílias

Durante os últimos três meses tiveram início novos grupos de encontro, no âmbito do projeto “Uma Aventura no Mundo da Cidadania”. Mães e pais estiveram à conversa, num ciclo de 5 sessões temáticas, onde foram abordados assuntos como a importância de se promover uma parentalidade positiva, reforçando a atenção positiva e o elogio na relação com os/as filhos/as, bem como formas mais eficazes de estabelecer regras e limites, e as reuniões familiares como espaço participativo de cidadania e construção democrática, onde se desenvolve a capacidade de liderança, de negociação, de cooperação, de diálogo e responsabilidade partilhada. A igualdade de género na família, a tolerância e a compreensão intercultural, e a prevenção à violência foram outros dos temas focados com vista à promoção de uma parentalidade que ajude a desenvolver o potencial das crianças/jovens e a respeitar em pleno os seus direitos. Na sexta sessão, mães e pais deram início ao processo de “Pensar o futuro: Famílias positivas, famílias participativas”. Nesta etapa, os grupos de mães e pais têm a oportunidade de construir e articular propostas ou medidas proactivas de fomentação destes temas na comunidade, e de como o concelho de Gouveia se pode tornar mais amigo das crianças/jovens e das suas famílias.

cartaz

Alguns deste grupos tiveram já uma participação no Fórum da Cidadania, no passado dia 9 de junho, espaço aberto à participação de toda a comunidade e entidades responsáveis. O grupo de mães e pais de Vila Nova de Tazem reforçou na sua apresentação a importância da continuidade destas sessões temáticas de forma aberta para as famílias e com temas escolhidos pelas próprias, pois a parentalidade para além de uma feliz e gratificante experiência, pode ser igualmente uma tarefa muito exigente, e por isso uma responsabilidade desafiante. A este grupo juntaram-se as vozes dos/as filhos/as que se pretendem constituir como Associação, e promover mais iniciativas e atividades que estimulem a criatividade e o direito a brincar, articulando-se com mães e pais. Este é um claro exemplo de respeito pelo direito à participação das crianças/jovens, pelo direito à infância de se reunir e de se constituir como Associação, pelo direito a que a sua voz seja ouvida e que as suas opiniões sejam respeitadas pelos adultos. Por outro lado, o grupo de mães e pais de Gouveia frisou a importância de se pensar a escola e de como esta se pode abrir mais às famílias e vice-versa, pois existe um sentimento generalizado, expresso por mães/pais e professores, de desvalorização do sistema escolar entre os jovens, que é urgente contrariar.

DSCF5499DSCF5500

Nos próximos meses, perspectiva-se a constituição de mais grupos de mães e pais que pensem e debatam aspetos sociais, relacionais, e de como o espaço familiar pode ser mais participativo no contexto público e criador de soluções para os desafios do território. Nós acreditamos nas forças das famílias para mudar positivamente o concelho, para tal, se quiser saber mais sobre a dinâmica destas sessões e fazer parte de um novo grupo de mães e pais, contacte o Grupo Aprender em Festa (GAF) por telefone: 238491694 | 966682800 ou por email: gaf.aventuramundocidadania@gmail.com. Acompanhe as atividades dos grupos de encontro no blog do projeto: www.gafaventuramundocidadania.wordpress.com e na página oficial do facebook: www.facebook.com/aventuramundocidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *