Mães e Pais em ação, por uma aldeia amiga das crianças e das famílias!

img_0138A família constitui-se num primeiro espaço para a cidadania, exemplo de participação na vida da comunidade, de atenção ao que a cerca, de abertura e solidariedade. Com esta filosofia em mente, o projeto Uma Aventura no Mundo da Cidadania lançou o desafio ao grupo de mães e pais de Paços da Serra que se reuniram em sessões para refletir sobre temas atuais como a parentalidade positiva, igualdade de género, tolerância e compreensão intercultural, e prevenção à violência. Ao pensarem no futuro, as famílias cruzaram as suas propostas com as das crianças, e assim nasceu a ideia da realização de um mural comunitário pensado por ambas.

O mural construído participadamente expressará mensagens sobre as temáticas abordadas nas sessões, mas também sublinhará os direitos das crianças, a preservação do espaço público, entre outras! Assim, no fim-de-semana de 24 e 25 de outubro o grupo de famílias em parceria com a equipa da Junta de Freguesia convida a comunidade a participar na pintura do mural comunitário, no Parque Infantil da Junta de Freguesia.

No dia 24 (sábado), será realizado o esboço da intervenção artística sob a orientação do pai e artista plástico Ricardo Cardoso. No dia 25 (domingo), a partir das 14h será realizada a pintura do mural comunitário, e às 17h haverá um lanche comunitário, onde cada pessoa pode trazer algo para partilhar. Participem na revitalização do parque infantil como espaço de cidadania e convívio e tragam um/a amigo/a!

O projeto Uma Aventura no Mundo da Cidadania é promovido pelo GAF – Grupo Aprender em Festa, com o apoio das EEA Grants (Noruega, Islândia e Liechtenstein), no âmbito do Programa Cidadania Ativa, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *