Março a Junho | 2014

1_aprest-publica-mesaO projeto começou por se apresentar ao tecido associativo de Gouveia no mês de março, reunindo com a grande maioria das associações que se mostraram receptivas, o que se comprovou com a participação na formação inicial de 62 pessoas pertencentes a 24 entidades (privadas e públicas). Para além destas reuniões e da apresentação pública do projeto no dia 25 de Abril, houve outras duas apresentações: uma a convite da CPCJ num seminário dedicado à Violência, e outra na reunião do Plenário do Conselho Local de Acção Social.

A 6 de junho realizou-se o 1º Fórum da Cidadania, que se caracteriza por ser um espaço de comunicação e interação3_fc3b3rum-1 comunitária, onde cidadãs e cidadãos se encontram com o poder local para desenvolver um debate democrático.
O projeto arrancou com cerca de 11 grupos de encontro: 4 de Crianças e Jovens, 3 de Idosos, 4 de Adultos/Famílias que procuram aprofundar e implementar propostas de melhoria para os seus territórios e as suas vias. Organizou-se ainda outro momento dedicado apenas a Jovens, no âmbito do evento GO Romaria Cultural recorrendo à metodologia do Teatro Participativo. Houve ainda envolvimento de algum público escolar no projeto, nomeadamente com o grupo Juventude Solidária de Gouveia e com um grupo do Instituto de Gouveia – Escola Profissional, havendo colaboração num Seminário dedicado à Diversidade Cultural, envolvendo as/os alunas/os de S. Tomé e Príncipe no Fórum da Cidadania e, posteriormente, organizando com estes uma oficina de danças tradicionais africanas.

2_formac3a7c3a3o-sab-acferreiraEm termos de comunicação e divulgação o Uma Aventura no Mundo da Cidadania usou acima de tudo em 2014 a sua página do Facebook e houve colaboração com os órgãos de comunicação social locais. O Notícias de Gouveia, jornal local, tem divulgado e feito a cobertura das principais iniciativas do projeto bem como foi dada uma entrevista à rádio local, a Antena Livre de Gouveia. Assim, a avaliação que se fez dos primeiros meses foi bastante positiva, uma vez que a receptividade e adesão às atividades do projeto foram significativas.