Apresentação

logo1“Uma Aventura no Mundo da Cidadania” – projecto promovido pelo Grupo Aprender em Festa em parceria com a Câmara Municipal de Gouveia e a Reencontro – Associação Social, Educativa e Cultural (Vila Nova de Tazem) e financiado pelo Programa Cidadania Ativa/EEA Grants (apoio recebido da Noruega, Islândia e Liechtenstein) gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Este projecto pretende promover um maior grau de consciência e de práticas de cidadania, envolvendo todas as cidadãs e cidadãos com as instituições da comunidade, de forma a reduzir desigualdades, fortalecer relações inclusivas, solidárias e intergeracionais e construir desenvolvimento com base na participação democrática.

Para tal, desenvolveu-se um processo de formação de líderes/animadores de grupos e de animação comunitária que assenta na valorização do papel das crianças, jovens, núcleos familiares e grupos vulneráveis/em risco de exclusão, como sujeitos de cidadania em interação com toda a comunidade.

ATIVIDADES

Formação de Líderes/Animadores de Grupo
Grupos de Encontro de Crianças
Grupos de Encontro de Jovens
Grupos de Encontro de Adultos/Famílias
Grupos de Encontro de Seniores
Fórum da Cidadania

TEMAS A DESENVOLVER…

Cidadania, Boa Governação, Participação Cívica, Democracia Representativa e Participativa
Desenvolvimento Local e Desenvolvimento Sustentável
Tolerância e Compreensão Intercultural, Racismo, Xenofobia, Linguagem do ódio/intolerância, Intolerância contra a etnia cigana
Homofobia, Igualdade de Género, Violência contra as Mulheres e Assédio Sexual
Duração: 5 Março de 2014 a Fevereiro de 2016 (24 meses) | Local: Concelho de Gouveia

 

PARCERIA PROMOTORA