Seminário “Cidadania Ativa” na Gulbenkian

No passado dia 15 de março, respondendo ao desafio da Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, o Grupo Aprender em Festa esteve, em conjunto com mais quatro organizações desta rede – EcoGerminar, Associação Fernão Mendes Pinto, MONTE – ACE e OIKOS, e outras tantas entidades parceiras, a partilhar resultados, aprendizagens, desafios e inquietações de sete projetos desenvolvidos com o apoio do programa Cidadania Ativa/EEAGrants.

IMG_2338IMG_2345

 

Os projetos apresentados e que somam 10% do apoio concedido foram “Agência animar.COM- (Des)Envolvimento de Estratégias de Capacitação para a Inovação Social”,  “Integrar para Alimentar”,  “Parentalidades” , “Uma aventura no mundo da cidadania”; “A Nem Deal for Youth Employment; “INEET- Capacitação Local para a Empregabilidade Jovem” e o “REDECOOL- Redes Colaborativas para o Emprego Local Jovem”.

Este Seminário  realizou-se na Fundação Calouste Gulbenkian e contou com a presença do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, que louvou o trabalho e reforçou o papel das associações de desenvolvimento local, bem como de apoios como o do programa Cidadania Ativa. Referir ainda a presença na sessão de abertura do Embaixador da Noruega, Ove Thorsheim e, da parte da tarde, de William Evans da Associação Norueguesa para a Educação de Adultos que deram a conhecer a realidade norueguesa no que diz respeito às organizações não-governamentais, nomeadamente à relação entre estas e o Estado, ao exercício da cidadania e à promoção da participação, bem como os programas de apoio internacional.

1918754_1078013512222123_6701223434490451453_nTratou-se de um dia muito rico e intenso,  com a partilha de inúmeras práticas e reflexões, e também debates animados e confronto de perspetivas de futuro. Para tal, muito contribuíram as intervenções da jornalista Diana Andringa e dos professsores João Ferrão e Rogério Roque Amaro, bem como de todas e todos os presentes, representantes de associações e autarcas.  Da parte da tarde, estes diálogos ocorreram em “Mesa Redonda” dedicada a procurar responder à pergunta “O que é isto de cidadana ativa?” e como podemos continuar a melhorar e aprofundar as estratégias e intervenções que a procuram promover.

IMG_2363IMG_2358

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *