A Manta nas Aldeias Artísticas

FAA_BROCHURA

O Grupo de Encontro de Cidadãs do GAF (Grupo Aprender em Festa) – Projeto Manta de Retalhos, recebeu o convite para participar no Festival “Aldeias Artísticas”, nas aldeias de Freixial e Juncal do Campo, em Castelo Branco, a decorrer dos dias 19 a 21 de junho. Este festival é um projeto de arte, comunidade e sustentabilidade, na sequência do projeto “Há Festa no Campo”, onde é explorado um novo modelo de desenvolvimento local através da fusão artística urbana com a rural. O grupo das mulheres da Manta participará nesta iniciativa no dia 19 de junho, estabelecendo um intercâmbio com o grupo de mulheres da oficina de Costura Criativa do “Há Festa no Campo”, mas também com as comunidades das Aldeias Artísticas. Para além de assistirmos à exibição de um documentário sobre este projeto, iremos visitar inúmeras exposições e teremos ainda oportunidade de conhecer o trabalho de arte urbana desenvolvido pelo grupo sénior do projeto Lata 65, entre outras atividades.

DSCF5548

Relembramos que a Manta expressa as memórias e experiências de quem trabalhou na indústria dos lanifícios, e que visa promover uma mensagem de igualdade de género e de aproximação entre pessoas e territórios de forma artística e criativa. Assim, juntam-se a este momento de entrelaçar de ideias e partilhas, membros e outros grupos da Aventura, nomeadamente cidadãos seniores da Liga Humanitária Social e Cultural de Aldeias, jovens e adultos dos grupos de encontro do GAF e da G!O Romaria Cultural. O objetivo passa também por conhecer melhor a intervenção que está a ser feita nestas Aldeias e ver da possibilidade de replicar algumas das aprendizagens, no futuro, no concelho de Gouveia, bem como estabelecer pontes e parcerias entre regiões do interior. Por outro lado, estas atividades conjuntas promovem o diálogo intergeracional e inclusivo e a coesão entre os diferentes grupos que se pretendam que cresçam e se tornem cada vez mais autónomos.

A organização desta iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Gouveia, o projeto “Há Festa no Campo” da Associação Ecogerminar e Terceira Pessoa e o projeto “Uma Aventura no Mundo da Cidadania”, este último a decorrer em Gouveia desde Março de 2014, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, entidade gestora do Programa Cidadania Ativa, apoiado pela Noruega, Islândia e Liechtenstein (EEA Grants).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *