SOBRE

“Uma Aventura no Mundo da Cidadania” – projecto promovido pelo Grupo Aprender em Festa em parceria com a Câmara Municipal de Gouveia e a Reencontro – Associação Social, Educativa e Cultural (Vila Nova de Tazem) e financiado pelo Programa Cidadania Ativa/EEA Grants (apoio recebido da Noruega, Islândia e Liechtenstein) gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este projecto pretende promover um maior grau de consciência e de práticas de cidadania, envolvendo todas as cidadãs e cidadãos com as instituições da comunidade, de forma a reduzir desigualdades, fortalecer relações inclusivas, solidárias e intergeracionais e construir desenvolvimento com base na participação democrática.

Para tal, desenvolveu-se um processo de formação de líderes/animadores de grupos e de animação comunitária que assenta na valorização do papel das crianças, jovens, núcleos familiares e grupos vulneráveis/em risco de exclusão, como sujeitos de cidadania em interação com toda a comunidade.

 

GRUPOS DE ENCONTRO

O projeto visa a criação de grupos de encontro de crianças, onde as mesmas tomam consciências dos seus direitos, aprendendo a dialogar e a respeitar os direitos dos outros; grupos de encontro de jovens que aí desenvolvem competências pessoais e sociais e fomentam a solidariedade e participação cidadã; e grupos de adultos/famílias e seniores para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e parentais conducentes ao fomento de práticas democráticas e solidárias e da participação na vida da comunidade.

Em síntese, os grupos de encontro têm por objetivo trabalhar o exercício da cidadania, criando condições para que a comunidade escute a sua voz.

 

Para uma visão global e integrada do projeto da Aventura clique aqui!

 

FÓRUM DA CIDADANIA

Este projecto organiza regularmente um Fórum da Cidadania que pretende ser um espaço privilegiado de participação, aberto a toda a comunidade, para o qual desafiamos todas as associações, autarquias, serviços públicos com expressão local, e outras entidades interessadas na vida da comunidade e no desenvolvimento local, bem como pessoas e grupos informais. Ao integrarem o Fórum da Cidadania com análises, ideias e propostas estarão a reforçar o tecido social do concelho de Gouveia, e poderemos, desta forma, concertar e construir conjuntamente iniciativas que promovam a coesão social e a melhoria da qualidade de vida no território.

+ info
AVENTURAS

 

 

+ info
IMPRENSA
RECURSOS
PUBLICAÇÕES
Livros

IMG_3126 Cabral, A., Ferreira, A., Santos, J., Gaspar, M., Silva, P., & Eufrázia, R. (2010). Uma aventura no mundo da família. Gouveia: Edições GAF.

 

 

 

 

 

 

 

IMG_3124   Gomes, L. (2000). Animação palavrachave. Gouveia: Edições GAF.

 

 

 

 

 

 

 

 

IMG_3125

Ferreira, A., Diegues, J., Rodrigues, J., & Martins, M. (2000). Estórias de ânimo & ação. Gouveia: Edições GAF.

 

 

 

 

 

 

 

 

IMG_3123

Grupo Aprender em Festa – Organizador do Projeto (1995). A brincar também se aprende. Editor: Instituto de Educação Inovacional.

 

 

 

 

 

 

 

IMG_3122

Grupo Aprender em Festa – Organizador do Projeto (1995). De casa ao trabalho. Editor: Instituto de Educação Inovacional.

 

 

 

 

 

 

Publicações em Atas de Encontros Científicos

Silva, I., & Silvestre, S. (2016). A participação das crianças na construção da cidadania no concelho de Gouveia: percursos e aprendizagens. Conferência Internacional “Crianças, Cidade e Cidadania”, Guimarães, Portugal.

http://www.adcl.org.pt/ccij/noticias/livro_atas.pdf

 

Participação em Capítulos de Livros

CIVIC PRACTICES BY CIVICWISE_WEB3

Eufrázia, R., Ferreira, A., Silva, I., & Silvestre, S. (2017). Uma Aventura no Mundo da Cidadania. In P. Sendra, M. J.  Pita (Eds.), Civic practices: A CivicWise project (pp. 82-83). Spain: Lugadero.

CIVIC PRACTICES BY CIVICWISE

 

CIDADANIA ATIVA

O Programa Cidadania Ativa é um instrumento de apoio às Organizações Não Governamentais (ONG), em vigor entre 2013 e 2016 e financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants).

+ info