DIA INTERNACIONAL DA MULHER CONSTRUIR A IGUALDADE COM A JUVENTUDE DE GOUVEIA

flyer dia da mulher34flyer dia da mulher344

“A igualdade de género é uma nova forma de vida. É um relacionamento novo entre mulheres e homens, que se sabem iguais, que se respeitam como iguais, que negoceiam como iguais. A igualdade de género é uma aprendizagem de cidadania. Sem ela, as pessoas não conhecem a liberdade. E as sociedades não conhecem a paz.”

Maria do Céu da Cunha Rêgo

(Ex-Secretária de Estado da Igualdade Jurista na área da igualdade de género; ex-presidente da CITE)

No sentido de assinalar o Dia Internacional da Mulher e dar continuidade a atividades de consciencialização sobre cidadania e igualdade de direitos e oportunidades entre mulheres e homens, realizar-se-ão diversas atividades nos dias 11 e 12 de Março com as e os jovens da Escola Secundária e do Instituto de Gouveia – Escola Profissional. Assim, e porque se continuam a verificar desigualdades entre mulheres e homens, bem como continuam a vigorar estereótipos e preconceitos que reduzem as oportunidades de raparigas e rapazes se realizarem de forma livre e plena, consideramos importante debater estas temáticas mobilizando a juventude para que sejam agentes ativos de defesa e promoção dos direitos humanos de todas as pessoas.

Assim, na quarta- feira, na Escola Secundária, depois de uma ação de sensibilização com turmas do 11º e 12º ano em que partiremos das histórias de vida de algumas mulheres gouveenses para debater a igualdade de género, todas as turmas do 3º ciclo e secundário estão convidadas a visitar e explorar a Carrinha da Igualdade. A Carrinha da Igualdade, da FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, manter-se-á durante todo o dia na Escola Secundária, funcionando como um espaço pedagógico que contém no seu interior computadores com jogos e propostas de trabalho lúdicas. Contando com uma equipa técnica formada nestas temáticas, a FNAJ procura através desta carrinha/stand trabalhar com jovens na sensibilização e empoderamento para a igualdade e não discriminação, promovendo a desconstrução de estereótipos e de preconceitos sociais, o exercício de cidadania e a construção de uma cultura de paz e não-violência. Esta será uma oportunidade única, interessante e divertida de experimentação do tema, potenciando a incorporação de uma consciência mais igualitária.

No dia 12 de Março, quinta-feira, a sensibilização acontecerá no Instituto de Gouveia com três turmas do curso de Animação sociocultural e integrando projetos de Provas de Aptidão Profissional. Assim, às 13h45 haverá um momento de dança orientado pela Solange Marques no âmbito do projeto “IGouveia Dança” e distribuição de folhetos informativos sobre o Dia Internacional das Mulheres, passando-se depois à dinâmica de sensibilização dando a conhecer algumas notáveis mulheres gouveenses com o projeto de PAP da Ângela Brazete “Diz Igualdade de Género”. Nesta tarde contaremos também com a participação da Conselheira Local para a Igualdade, Dr. ª Isabel Nascimento.

A organização destas atividades resulta de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas de Gouveia, o Instituto de Gouveia – Escola Profissional, a Associação de Estudantes, a Conselheira Local para a Igualdade, a FNAJ – Federação das Associações Juvenis e o projeto “Uma Aventura no Mundo da Cidadania”, este último desenvolvido em Gouveia desde Março de 2014 com o apoio do programa Cidadania Ativa da Fundação Calouste Gulbenkian/EEA Grants.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *