Fórum da Cidadania…espaço vivo de participação!

FORUM-Cidadania_26MAR-web

No próximo dia 26 de Março, quinta-feira, pelas 21h, a primeira reunião de 2015 do Fórum da Cidadania. Reunido pela primeira vez em junho de 2014 e tendo tido uma edição temática dedicada aos orçamentos participativos em outubro do mesmo ano, este espaço pretende em 2015 avançar para ser efetivamente um espaço vivo de comunicação e interacção entre os grupos de cidadania e as/os representantes autárquicos e demais entidades que constituem o tecido social do concelho de Gouveia.

Assim, nesta terceira reunião, alguns grupos de encontro partilharão o seu percurso e apresentarão quer atividades já realizadas quer propostas a implementar. O Fórum servirá, desta forma, para divulgar, ampliar, debater e enriquecer o trabalho desenvolvido nos grupos de cidadania. Outro objectivo será promover pontes e definir colaborações entre grupos, e entre estes e entidades públicas ou com fins públicos, especialmente autarquias. Acima de tudo pretende-se alargar e envolver mais pessoas a colaborarem em prol do desenvolvimento local do concelho. Por isso, o desafio para participar nesta atividade é lançado a todas as associações, autarquias, serviços públicos com expressão local, e outras entidades interessadas na vida da comunidade e no desenvolvimento local, bem como grupos informais de pessoas com vontade de colaborar e trabalhar para o bem colectivo do concelho.  

Relembramos que o Fórum é uma atividade do projeto “Uma Aventura no Mundo da Cidadania” que tem por objetivo promover um maior grau de consciência e de práticas de cidadania, envolvendo todas as cidadãs e cidadãos com as instituições da comunidade, de forma a reduzir desigualdades, fortalecer relações inclusivas, solidárias e intergeracionais e construir desenvolvimento com base na participação democrática. Esta Aventura está a acontecer no concelho de Gouveia desde Março de 2014, pela mão do Grupo Aprender em Festa (GAF), em parceria com a Câmara Municipal de Gouveia e a Reencontro – Associação Social, Educativa e Cultural (Vila Nova de Tazem), com o apoio financeiro do Programa Cidadania Ativa da Fundação Calouste Gulbenkian/EEA Grants.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *