Intercâmbio das Aldeias Amigas das Crianças

DSCF6164Na tarde do próximo dia 14 de Julho vai realizar-se em Paços da Serra, na sede do Centro de Assistência Cultura e Recreio (CACR), um encontro entre dois grupos de crianças participantes no projeto “Uma Aventura no Mundo da Cidadania”, o qual está a ser promovido pelo GAF em Gouveia desde Março de 2014, com o apoio do Programa Cidadania Ativa, financiado pela Noruega, Islândia e Liechtenstein (EEA Grants).

O grupo de Paços da Serra, que faz parte desta Aventura desde o verão de 2014, vai receber na sua freguesia o grupo de Arcozelo da Serra que está agora a iniciar o processo de reflexão-ação sobre a sua aldeia como um território amigo das crianças. Pretende-se com este encontro o intercâmbio de experiências e a partilha de reflexões e aprendizagens, bem como a troca de opiniões, vivências e saberes das crianças em torno dos seus direitos e dos locais que habitam. Trata-se de uma forma de consciencializar as crianças para os seus direitos, e também de chamar a atenção das comunidades e do poder local para a capacidade das crianças participarem ativa, construtiva e positivamente para o desenvolvimento dos seus territórios. Para este encontro, estão também convidados representantes das equipas das duas Juntas de Freguesia.

Referir ainda que a experiência positiva de Paços da Serra, veiculada por este jornal no dia 10 de Abril de 2015, contribuiu para a curiosidade e entusiasmo de outras crianças, contagiando novos agentes da cidadania ativa. Sublinha-se, assim, a importância de registar, perpetuar e divulgar estas experiências para que possam alargar a sua escala de ação, provocar e enraízar mudanças positivas nos territórios e comunidades locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *