IV FÓRUM | 09.06.2015

dscf5492Realizou-se na noite do passado dia 9 de junho, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, a quarta reunião do Fórum da Cidadania de Gouveia que reuniu cerca de meia centena de pessoas entre membros dos grupos de cidadania, outros cidadãos interessados, autarcas e dirigentes associativos. Representantes de quatro grupos participantes no projeto “Uma Aventura no Mundo da Cidadania” apresentaram o seu percurso e as suas propostas que foram sendo comentadas e debatidas ao longo da noite. Assim, começou o Grupo de Aldeias, representado por cinco cidadãos idosos, um deles já com 99 anos de idade, apresentando as várias atividades realizadas em torno do tema da Água que defendem como uma das suas maiores riquezas. No entanto, os cidadãos lamentaram o abandono das ribeiras das Aldeias que estão tapadas e ocupadas por vegetação e reclamam o corte desta. Na ronda de comentários, a participação destes cidadãos no projeto e no Fórum foi muito felicitada e foi assumida pela Direção da Liga Humanitária das Aldeias, a vontade de repetir no próximo ano a Festa da Água, associando-lhe até outras atividades como um roteiro pelos locais assinalados no filme “A Água – Aldeias” protagonizado por cidadãos e cidadãs da freguesia.

Em seguida, foi a vez do Grupo de Paços da Serra, representado por três crianças, tendo a mais nova apenas 6 anos,dscf5535 apresentar os passos dados ao longo do ano letivo na aventura da cidadania. O trabalho realizado por este grupo que se mobilizou em torno do parque infantil e da ribeira mostrou que desde cedo as crianças têm já consciência da sua cidadania e têm muito a dizer e dar aos seus territórios. Houve ainda oportunidade de outro grupo de crianças, formado a pretexto das sessões de parentalidade positiva frequentadas pelos seus pais e mães, em Vila Nova de Tazem, apresentarem as suas ideias e propostas.

Por fim, o Grupo de Gouveia apresentou diversas propostas de melhoria dos espaços verdes da cidade nomeadamente para o Parque Infantil, Jardim Lopes da Costa, Cerca, Paixotão e Parque Verdinho que já tinha feito chegar à Câmara Municipal mas que foram ali analisadas com mais cidadãos e membros do executivo. As propostas detalhadas podem ser consultadas aqui. Foi também anunciada mais uma atividade de limpeza promovida por este Grupo, desta vez junto ao lavadouros ao fundo do denominado “Parque Verdinho” (atrás das antigas fábricas Bellino e Bellino), a acontecer no próximo dia 19, pelas 18h, no sentido de tentar resolver a situação de lixo acumulado nas margens da ribeira.

dscf5477Desta reunião conclui-se que se tratou de mais um importante momento de consciencialização para cidadania entendendo-se esta como construção da mudança, partindo da partilha de experiências e da aprendizagem uns com os outros. Para tal, foi necessário abertura e cooperação. Outra ponto marcante deste Fórum, foi a tónica colocada pelas/os presentes na importância da continuidade desta experiência, mas também na responsabilização de cada cidadão e cidadã para o crescimento futuro da democracia participativa em Gouveia.

De refeir ainda que as propostas dos grupos de cidadania foram saudadas e bem vindas pelo Presidente da Câmara que esteve presente. No final, as e os participantes foram ainda convidadas/os a ver os painéis com fotografias dos restantes grupos e das diversas atividades realizadas, bem como a Manta de Retalhos que começa a ganhar dimensão com os contributos de inúmeras pessoas e instituições do concelho de Gouveia e não só.

O Fórum da Cidadania acontece no âmbito do projeto “Uma Aventura no Mundo da Cidadania”, promovido pelo GAF com o apoio do programa Cidadania Ativa gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e financiado pela Noruega, Islândia e Liechtenstein (EEA Grants).