Paços da Serra: Cidadania em Ação!

20150325_103012DSCF3256

No âmbito do Uma Aventura no Mundo da Cidadania, e tendo como mote o projeto a “Aldeia Amiga das Crianças”, o Grupo de Encontro de Crianças de Paços da Serra (Centro de Assistência Cultura e Recreio de Paços da Serra e Escola Básica do 1º Ciclo e Pré-escolar de Paços da Serra), tem vindo a debruçar-se sobre os diferentes espaços da sua aldeia. Após a elaboração de um mapa representativo dos locais que o grupo de crianças conhece e frequenta, o Parque Infantil da Junta foi escolhido para ser alvo de uma observação e análise dos aspetos mais e menos amigos. As reflexões e propostas sobre este espaço foram, posteriormente, devolvidas ao Presidente da Junta de Freguesia numa reunião com este grupo de cidadãs e cidadãos. Num diálogo aberto mostrou-se receptivo às ideias dos mais jovens, tendo expressado contentamento de “poder contar com uma equipa maior” para melhorar e desenvolver a freguesia. 

Nesta sequência, no passado dia 1 de abril, o Grupo de Encontro de Crianças em parceria com a autarquia local levou a cabo a pintura da cerca do Parque Infantil da Junta. Outra das ações de cidadania participada realizadas por este grupo foi a limpeza de lixo da ribeira, no passado dia 9 de abril, em colaboração com a Junta e o CERVAS, que terminou com a devolução à natureza de um mocho-galego. 

10384912_10203594004271432_8447216598424703968_nAnoc_PSerr_03O Grupo de Encontro de Crianças de Paços da Serra esteve representado no Fórum da Cidadania, no passado dia 26 de março, por duas crianças, que partilharam a colaboração que está a ser construída com a autarquia local, sublinhada pelo Presidente da Junta de Freguesia que também esteve presente, promovendo-se assim o reconhecimento das crianças como cidadãs de pleno direito. Neste Fórum elas puderam também estabelecer pontes com os outros grupos de encontro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *