V FÓRUM | 24.10.2015

No passado dia 24 de outubro, realizou-se a quinta reunião do Fórum da Cidadania dedicado ao tema ‘Igualdade de Género entre Mulheres e Homens’. Esta reunião foi bastante participada, com pessoas de todas as idades presentes e a apresentação de propostas por três grupos de encontro – um de crianças, outro de jovens e um de pessoas com mais idade.

O grupo da Escola Básica de Vila Nova de Tazem apresentou as atividades que irá realizar na Vila: fazer e distribuir à comunidade um boletim informativo sobre o tema, e preparar um espectáculo de teatro para apresentar na festa de natal da escola às famílias e à comunidade, bem como um programa de rádio sobre o tema. Aliás, as crianças distribuíram logo no Fórum um folheto e apresentaram uma canção, o que acrescentou muita dinâmica ao encontro.

O grupo de jovens da turma finalista de Animação Sociocultural do Instituto de Gouveia apresentou três vídeos de sensibilização sobre o assunto. Um destes incluiu entrevistas à comunidade onde se constatou haver ainda um grande desconhecimento sobre o que é a igualdade de género. Relativamente às propostas que surgiram para ampliar esta mensagem de igualdade protagonizada pelos jovens, sugeriu-se que estes vídeos fossem largamente difundidos pelas redes sociais, mas também apresentados noutras escolas e até numa próxima sessão de uma Assembleia Municipal. Assim, há a notar que estas crianças e jovens são já agentes de sensibilização, defensores e promotores da igualdade de direitos e oportunidades entre mulheres e homens e levarão este tema a uma reunião da Assembleia Municipal de Gouveia, esperando contribuir desde já para o Plano Municipal para a Igualdade.

Frisar também que a Dr.ª Catarina Sales de Oliveira chamou a atenção de que este não é um tema que interesse apenas às mulheres demonstrando que também os homens são prejudicados por expetativas sociais assentes em estereótipos. Assim, e reflectindo-se sobre uma sala maioritariamente feminina, viu-se ser necessário trazer mais homens para o debate sobre a igualdade de género.

A destacar ainda a proposta do Grupo de Mulheres da Manta pela Igualdade para a preservação das memórias de quem trabalhou nos lanifícios, e pelo reconhecimento dos saberes fazer das mulheres e do seu papel no desenvolvimento da economia da região. Por isso, gostariam que, através da criação de um espaço no centro da cidade, houvesse o reconhecimento público da importância da memória e dos saberes femininos. Tratar-se-ia de um espaço vivo de encontro intergeracional e de empreendedorismo, que pudesse promover o salto do saber fazer do passado para a criação e comercialização de produtos inovadores. Referir ainda que este grupo foi convidado pela Prof. Catarina Sales de Oliveira para dar uma aula de Sociologia do Trabalho na UBI, o que acontecerá no segundo semestre deste ano letivo.

Destacar também a presença e participação de três membros do executivo e do Diretor do Centro de Saúde. Para além do Vereador Jorge Ferreira, que tem acompanhado o projeto de perto enquanto representante do Município na parceria, a presença do Presidente e do Vice Presidente da Câmara parece-nos denotar interesse em ouvir os grupos de cidadãs e cidadãos e vontade de contribuir para uma efetiva igualdade de direitos e oportunidades entre mulheres e homens em Gouveia.