VII Fórum da Cidadania – “A Aventura termina mas deixa sementes”

IMG_0283A Aventura no Mundo da Cidadania chegou ao fim, depois de um percurso muito intenso e rico que deixa muitas sementes no concelho de Gouveia. No sentido de analisar o percurso realizado, apresentar os resultados alcançados e projetar o futuro realizou-se no dia 13 de fevereiro, entre as 15h e as 18h, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, a sétima reunião do Fórum da Cidadania. Ainda da parte da manhã houve uma reunião de representantes dos grupos de encontro que avaliaram o projeto e fizeram propostas de futuro. À tarde, foram apresentados, através de cartazes, os caminhos percorridos e os resultados alcançados por cada grupo de encontro, bem como os produtos e efeitos mais gerais do projeto.

IMG_0277Apesar do mau tempo, tratou-se de um momento de reflexão e avaliação bastante participado e virado para o futuro. Participaram cerca de 40 pessoas, mantendo a média de anteriores reuniões e a marca de uma participação diversificada com membros de grupos de jovens, famílias e seniores. Deste Fórum de encerramento da Aventura da Cidadania em Gouveia há a destacar afirmação da vontade e o compromisso, quer institucional quer das participantes dos grupos, de continuar a dinâmica participativa da Aventura consubstanciados na criação de uma Comissão para a preparação do próximo Fórum. Destacar ainda o facto de a Câmara ter assumido que haveria condições para virmos a ter orçamento participativo em Gouveia, o que nos parece um avanço relativamente às dinâmicas despoletadas com a Aventura.

IMG_0339Assim, elencaram-se algumas recomendações que serão em breve aqui divulgadas e assumiram-se compromissos no sentido de dar continuidade ao Fórum da Cidadania e à dinâmica dos grupos de encontro que o sustenta.

Houve ainda a apresentação da Plataforma cidadaniagouveia.pt, uma ferramenta ao serviço dos grupos e das autarquias que apoiará a sustentabilidade e o alargamento das dinâmicas participativas. A tarde terminou com a adesão à iniciativa mundial “One Billion Rising” que convidou as pessoas presentes a afirmarem-se contra a violência de género através da dança.

Veja o álbum de fotografias completo aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *